EM REUNIÃO COM O SR. SEBASTIÃO VICENTE BUTERI, PRESIDENTE DA ASPEBR – ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE BARRA DO RIACHO E BARRA DO SAHY, E A EMPRESA EVONICK DEGUSSA BRASIL LTDA, A EMPRESA APRESENTOU AS ANÁLISE DOS RIO RIACHO, ONDE COMPROVA QUE NÃO EXISTE ESGOTO COM COLIFORMES LANÇADOS PELA EMPRESA.
O RIO RIACHO ESTÁ CONTAMINADO COM VALORES MUITO ACIMA DO NORMAL, CHEGANDO A 40.000 COLIFORMES FECAIS (BOSTA) QUANDO O PERMITIDO É MENOR QUE 1.000.
ESTE COLIFORMES É PORQUE O ESGOTO DA ÁREA URBANA DE BARRA DO RIACHO É LANÇADO “IN NATURA” (SEM TRATAMENTO) NO RIO RIACHO, OU SEJA, A PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACRUZ TEM QUE CONSTRUIR COM URGÊNCIA UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO.
Na foto: O RIO RIACHO, BARRA DO RIACHO, EVONICK DEGUSSA E NO FUNDO A FIBRIA
NA VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, PERGUNTEI AO SAAE QUANDO SERIA CONSTRUÍDO UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOSTO EM BARRA DO RIACHO, E FUI INFORMADO QUE:
-
O VALOR DA OBRA É R$ 3.500.000,00 (3,5 MILHÕES);
-
O SAAE PENSOU EM FAZER LAGOAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO NO TERRENO DA NUTRIPETRO OU DESAPROPRIAR O TERRENO PRÓXIMO A ELEVATÓRIA DO SAAE, ATRÁS DO CAMPO DO VILA NOVA.
EU, JULIO CEZAR – PRESIDENTE DA AMBSPPC – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DOS BAIRROS SÃO PEDRO, PINDORAMA E CHIC-CHIC, FIZ UM ABAIXO-ASSINADO SOLICITANDO A DESAPROPRIAÇÃO DE PARTE DA ÁREA DA NUTRIPETRO PRÓXIMA AO RIO RIACHO PARA CONSTRUIR A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO, JÁ QUE BARRA DO RIACHO PRATICAMENTE NÃO POSSUI ÁREA DE EXPANSÃO HABITACIONAL, POIS A ÁREA DE EXPANSÃO DE BARRA DO RIACHO É DE PROPRIEDADE DA NUTRIPETRO
A GRANDE QUANTIDADE DE FEZES QUE SÃO LANÇADAS NO RIO RIACHO SEM TRATAMENTO CAUSAM DOENÇA, VERMINOSES ETC, EM PESCADORES, MORADORES E SURFISTAS QUE TEM QUE ENTRAR NO RIO RIACHO.
A AMBSPPC, ASPEBR E OUTRAS ENTIDADES JÁ SOLICITARAM VÁRIAS VEZES A DESPOLUIÇÃO DO RIO RIACHO AO IEMA, PREFEITURA ETC.