Barra do Riacho\Aracruz

Barrels Surf o pico das direitas perfeitas

quinta-feira, novembro 03, 2011

Portos ameaçam o Surf no Brasil.

Porto de Imbituba
Ampliação ameaça o pico
Por Eduardo Rosa em 03/11/11 00:01 GMT-03:00

Praia do Porto possui uma das melhores ondas de Imbituba. Foto: Divulgação.

Projeto de ampliação do Porto ameaça três praias da cidade. Foto: Divulgação.
Há algumas semanas, um grupo de jovens, surfistas, pescadores e moradores de Imbituba (SC) reuniu-se logo depois de saber do destino que será dado à praia do Porto.

Todos notaram que o projeto anunciado pela Companhia Docas de Imbituba – empresa público privada que detém a concessão do Porto de Imbituba - condenaria não só a praia do Porto, mas também três praias em seu entorno: praia d’Água, Ribanceira e praia da Vila.

Responsável por transformar o Porto de Imbituba em um dos maiores portos do Sul Brasil, o projeto remanejará moradores dos bairros de Vila Alvorada (Aguada) e Vila Nova Alvorada (Divinéia) e condenará as ondas e o ecossistema de três praias interligadas por trilhas, que compõem o complexo da praia do Porto.

Durante anos, a praia do Porto ficou largada ao destino, sendo mantida por seus moradores e pescadores que nunca imaginariam serem obrigados de se retirar de lá um dia.

Além de um enorme esgoto jogado a céu aberto ao lado do primeiro molhes, chegou-se a criar bois e vacas em plena praia durante alguns anos, fazendo com que o mau cheiro ficasse insuportável. Com a atuação dos moradores e da ASAEP (Associação dos Amigos e Surfistas da Praia do Porto), isto já é quase passado.

Mesmo assim, a praia nunca deixou de ser a rainha em termos de ondas, e um dos principais palcos para se avistar as baleias francas, com direito a mirantes naturalmente instalados.

O Canto do Paraná, um pico lendário que também foi engolido pela ampliação do Porto, desenhava direitas longas e perfeitas, considerada a melhor onda da região ao lado da praia da Vila por quem teve o privilégio de ver e surfar aquelas ondas. Enfim, acabou evaporada para dar lugar a novos berços de atracação de navios da Companhia Docas de Imbituba.

O projeto apresentado para a praia do Porto é antigo, mas apenas agora veio à tona graças aos investimentos que estão sendo liberados pelo Governo Federal para a ampliação do atual porto, o interesse privado neste espaço logístico e a longa e recente duplicação da BR-101, que facilitará o escoamento de cargas, não só de Santa Catarina, como do Paraná e da Serra Gaucha, no Rio Grande do Sul.

Junto a tudo isso, dezenas de empresas já manifestaram o interesse em se instalar em Imbituba, como fez a maior fabricante de cimentos da América Latina, que antecipando-se a tudo isso, instalou lá o segundo maior forno para produção do produto da América do Sul.

Tudo isso vinha ocorrendo, de certa forma, em harmonia com o desenvolvimento sustentável da cidade, já que, tais empresas iriam instalar-se bem longe da ”galinha dos ovos de ouro”, as praias da cidade, lá nas proximidades da BR-101, fazendo apenas, o deslocamento de suas produções até o Porto, para assim serem enviadas a várias partes do Brasil e do mundo.

Imbituba cresce a todo vapor, o comércio se aquece, os empregos multiplicam-se e a cidade aos poucos ganha uma cara nova. Mas alguns moradores e defensores desse desenvolvimento sustentável, começaram uma luta sem precedentes pra defender um patrimônio turístico, ecológico e marinho, que visa, além de manter, também recuperar toda a orla da praia do Porto e adjacências.

A ASAEP, junto com moradores e pescadores locais, se organiza por meio de reuniões semanais, manifestações pontuais e esclarecimentos à comunidade, na tentativa de conscientizar também outras entidades a congregarem o movimento apoiando assim a causa de preservação.

“Nosso interesse é conscientizar a comunidade em que nós crescemos e vivemos. Não é uma empresa que simplesmente pode chegar assim e nos expulsar, acabando com o ganha-pão de muitos pescadores, condenando o fim das ondas da praia do Porto e outras praias da região. Tem muitas famílias que dependem da praia e do mar para sobreviver”, diz Alexandro Angulista, presidente da ASAEP.

Para saber mais sobre a ampliação do Porto, acesse o perfil da ASAEP no Facebook. Clique aqui para assinar o abaixo-assinado SOS Praia do Porto.

Nenhum comentário: