Barra do Riacho\Aracruz

Barrels Surf o pico das direitas perfeitas

segunda-feira, dezembro 05, 2011

O Surf conquintando seu espaço..valeu comunidade..




REUNIÃO COMUNITÁRIA EM BARRA DO RIACHO
Dia: 01/12/2011
Local: Auditório do Posto de Saúde - Barra do Riacho/Aracruz
Assunto: Apresentação do Projeto do Terminal Portuário de Uso Múltiplo
Na noite da última quinta-feira (01), a empresa NUTRIPETRO reuniu-se, mais uma vez, com a comunidade de Barra do Riacho, no auditório do Posto de Saúde. A reunião contou com aproximadamente 80 participantes entre lideranças comunitárias, sindicalistas, surfistas e moradores interessados em conhecer um pouco mais o Projeto do Terminal Portuário de Uso Múltiplo (TPUM).
A reunião comunitária foi importante para fortalecer o projeto junto à comunidade, e esclarecer as dúvidas levantadas nas reuniões anteriores, realizadas pela equipe da PSG do Brasil responsável pelo Plano de Comunicação da Nutripetro.
Desta vez as principais considerações feitas pelas lideranças e moradores foram primeiramente, se o Projeto prevê um cinturão verde no entorno das retroáreas,a fim de criar proteção contra o barulho e poeira. A bióloga Lidiane Reis responsável por apresentar o projeto do Terminal Portuário esclareceu que o empreendimento contempla sim um cinturão verde. Outro questionamento foi sobre os trabalhadores que farão parte da fase de construção da obra, para um morador eles não devem ser alojados em Barra do Riacho porque poderão gerar transtornos para a comunidade. Lidiane disse que a Nutripetro estuda a possibilidade de instalar os trabalhadores dentro do próprio pátio da obra, com toda a estrutura habitacional, médica, odontológica e social exigidas, para não sobrecarregar a rede local.
Com relação aos questionamentos relacionados à contratação de mão de obra local, aliás um dos grandes interesses dos moradores, a diretora da empresa, Milena Quiliconi, deixou claro que, este é um compromisso da Nutripetro com a comunidade local, não somente com a contratação na fase inicial de construção, mas futuramente, a empresa pretende realizar investir na contratação de mão de obra local, como também, pretende realizar ações de capacitação e requalificação dos trabalhadores da região em parceria com os Governos estadual e municipal, além de empresas e instituições profissionalizantes. Inclusive, a empresa está construindo um centro de convenções para treinamento na sede da empresa.
Questionados sobre a possibilidade do Porto receber outros tipos de cargas além das previstas no projeto ( granito e suprimentos para plataforma de petróleo), a Lidiane Reis salientou que não, somente o que está previsto no projeto,que qualquer outro tipo de carga deve ter um novo licienciamento no órgão ambiental.
Com relação à zona de exclusão no mar, levantada pelo pessoal do surf, o oceanógrafo Fernando Jakes, responsável por apresentar o Estudo de Modelagem da Hidrodinâmica e Sedimentação, esclareceu que não existe área de exclusão, mas sim, respeito às regras de navegabilidade e que o projeto não causará interferências nas ondas da Praia da Curva, uma grande preocupação dos surfistas.
Um outro ponto abordado, com interesse pela comunidade, foi a ETE do empreendimento, existe uma específica? Desta vez, Lidiane Reis respondeu que há uma ETE específica para o empreendimento e para o alojamento dos trabalhadores.
A reunião trouxe ganhos positivos para os moradores da comunidade de Barra do Riacho, e, principalmente para a Nutripetro, que tem se empenhado em discutir com a comunidade, todo o processo de instalação e construção do empreendimento. A diretora Milena Quiliconi finalizou agradecendo a presença de todos e disse que a empresa busca aliar crescimento e desenvolvimento econ�?mico à sustentabilidade. “Com estas reuniões a Nutripetro tem a oportunidade de fortalecer a responsabilidade social, econômica e ambiental com a comunidade, e de reforçar o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região”.
Célia Marques
Jornalista/Assessora Técnica
Contato: 27-9261-0556
Viviane Medeiros Chaia
Socióloga - Especialista Políticas Públicas

Contato
27-9963-2474

Nenhum comentário: