Barra do Riacho\Aracruz

Barrels Surf o pico das direitas perfeitas

quarta-feira, março 13, 2013

Será.....??????????


Jurong pode trocar Aracruz pelo Rio de Janeiro
Uma bomba na economia de Aracruz. Manobras políticas de Brasília podem tirar o Estaleiro Jurong (EJA) de Aracruz, em benefício do empresário Eike Batista, proprietário do Porto de Açu, em São João da Barra, no Norte do Rio de Janeiro, que pode receber o empreendimento de R$ 500 milhões que irá gerar mais de 6 mil empregos diretos.
   O governo federal quer que o projeto, que está em processo de implantação em Barra do Sahy, seja transferido para o Porto do Açu. O objetivo da manobra é favorecer o bilionário Eike Batista, dono do terminal portuário. Representantes do Estaleiro reuniram-se na tarde de ontem com o governador Renato Casagrande, em Vitória, para relatar a situação. Disseram ao governador que foram contatados para avaliar a possibilidade de construir todo o empreendimento, ou parte dele, pelo menos, no Rio de Janeiro.
   Hoje 13, os executivos reúnem-se, em Brasília, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e outros integrantes do governo Dilma Rousseff. Mantega, não custa lembrar, é o presidente do Conselho de Administração da Petrobras. A estatal, por meio da Sete Brasil, encomendou sete navios-sonda ao EJA. O valor da encomenda beira os R$ 12 bilhões.
   Os representantes da Jurong – o diretor financeiro da SembCorp Marine, Tan Cheng Tat, e o diretor da Jurong Brasil, Martin Cheah – que estiveram com Casagrande, não quiseram se pronunciar. Sabe-se, entretanto, que a intenção do grupo é manter o empreendimento no Espírito Santo. O governador também não se pronunciou. O secretário estadual de Desenvolvimento, Nery De Rossi, foi quem falou em nome do governo. Segundo o secretário, o governador ficou surpreso com algumas informações que recebeu. Ele, que estará hoje em Brasília, vai buscar esclarecimentos junto aos ministérios que estão tratando do assunto.
   O governo, segundo De Rossi, “irá trabalhar fortemente para que o estaleiro permaneça no Estado”. Para o governo, explicou, é importante que o projeto, que está em fase de implantação, seja concluído porque dará forte contribuição para o desenvolvimento econômico do Estado e, principalmente, da região Norte.
   Essa não é primeira vez que outros estados tentam tirar o estaleiro do Espírito Santo. Em novembro de 2011, o governador baiano, Jacques Wagner, acompanhado do então presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, viajou para Singapura, na tentativa de levar o estaleiro para a Bahia. Na oportunidade, o grupo já havia anunciado o interesse em instalar-se no Espírito Santo.
   Agora que o projeto já obteve a licença prévia e encontra-se em fase de implantação – além da terraplanagem, o EJA já tem construído quase 300 metros do quebra mar – há uma nova investida. As obras foram iniciadas em dezembro de 2012 e a conclusão está prevista para o final de 2015. Algumas operações no estaleiro estão programadas para dezembro deste ano.

--------------------------------------------------------------------------------------
FOLHA DO LITORAL está no Facebook. Curta, comente e compartilhe nossas atualizações.

Nenhum comentário: